Vamos aprender hoje sobre a Benção de sermos considerado Sacerdote, para isso, vamos verificar o que os Capítulos 8 e 9 de Levítico falam sobre o assunto.
O Sacerdote é Ordenado por Deus. Levítico 8:2
A bíblia (At 2:39 / I Tm 2:7 ) deixa claro que é Deus que escolhe , salva e consagra os eleitos para ser os servos da sua obra. O ministério também é Deus que chama e coloca os homens na obra dele. Portanto, fala para o seu irmão que está do seu lado: Que benção você foi escolhido por Deus para Ser Sacerdote!
O Sacerdote é Lavado com água. Levítico 8:6
O texto mostra que para serem Sacerdotes Deus pela Sua palavra mandou que eles fossem lavados com água.
A água é figura da Palavra de Deus portanto este ato mostra que para eles serem Sacerdotes separados para Deus, precisavam estar lavados pela água para se apresntarem puros para servir o Senhor, por isso, eles foram lavados pela água.
No livro de João 17:17 está escrito:“Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade.”, somos pela Palvara a cada dia como Sacertodes Santificados, neste sentido Jesus a através da Sua Palavra nos lava, purifica, e nos Santifica para sermos usado no seu serviço, e no ministério para o qual ele tem nos separado, Diga para o seu irmão do seu lado: Aproveita como Deus tem te escolhido como Sacerdote , lave-se, purifique-se, Santifique-se dia a dia na Sua Palavra, lembre-se isso, é benção Sacerdotal sobre tua vida!.
Ser considerado Sacerdote Real é benção, no livro de Tito quando fala sobre a Graça da Salvação que foi manifestada a todos os homens no capítulo 3:4 à 7 diz: “ Mas quando apareceu a benignidade e a caridade de Deus; nosso Salvador, para com os homens. Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito , mas segundo a sua misericórdia , nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espíuirto Santo. Que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador . Para que , sendo justificados pela sua graça, somos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna” É benção ser Sacerdote segundo à dispensação da Graça, da Miseric´rida ee do Amor”! Alelauia!
O Sacerdote é vestido de roupas Sacerdotais. E é Ungido – Levítico 8: 7 à 13
No texto fala que Aarão foi vestido e Ungido com azeite e eram roupas lindas antes dos sacrifícios serem feitos. Isso para mostrar que ele era separado para o momento dos sacrifícos.
Jesus Cristo, nosso Sumo Sacerdote, não tinha que ser separado pelo sangue para ser ungido pelo azeite (o Espírito Santo), porque é o Filho perfeito de Deus que recebeu o Espírito Santo sem medida. Ele é exaltado sobre todos, vestido na beleza da sua própria justiça, ungido no Espírito Santo sem medida e o sacrifício salvador do seu povo.
Hoje é benção ser Sacerdote Real mas não segundo a linhagem da terra, nem linhagem de Melquizedeque que foi considerado o maior dos Sacerdotes. Nós somos considerados Sacertotes Reais e por isso, somos vestidos na justiça imputada a nós por Jesus Cristo. Aleluia é benção Ser Sacerdote Real.
É benção ser Sacerdote Real pois somos vestidos da Justiça de Cristo, antes tudo nos condenava agora manifestou a justiça de Deus sobre nós Jesus Cristo. Não existe mais condenação sobre nós a justiça de Deus nos separou do pecado. Aleluia!
Os Sacerdotes eram Consagrados pelo sangue dos sacrifícios. Levítico 8:4-26.
Esta era a única maneira de ser consagrado na quela época (santificado e salvo) é pela imputação da justiça (a roupa do sacerdote) e pelo sangue do sacrifício de Deus V. 23-24
Os sacerdotes foram marcados da cabeça aos pés para o serviço do Senhor pelo sangue.
Ser Sacertode Real hoje é uma benção pois pelo sangue de Jesus sobre nós indica ao mundo que nós também fomos comprados pelo sangue para glorificar a Deus no nosso corpo e no nosso espírito, e que por isso, todos nós pertencemos Deus, I Cor. 6:20.
“ Porque fostes comprados por bom preço; glorificai pois a Deus no vosso, corpo, e no vosso espírito; os quais pertecem a Deus.”
Naquela época sobre Aarão foi aplicado o sangue na ponta da orelha direita , sobre o polegar da mão direita e sobre o polegar do pé direito de Aarão isso, para mostrar que o Sacerdote estava separado para somente ouvir a Deus, para fazer os serviços sacerdotais e para andar na presença de Deus.
Sermos Sacerdote Real é benção indica hoje ao mundo que somos separados por Jesus , nosso Sumo Sacedote, ele como nosso Salvador nos separou para que pudéssemos ser salvos e para o glorificarmos exercendo o ministérioe a obraque ele tem colocado em nossas mãos para fazermos e para ouvir, servir e andar na Sua presença, por isso, o nosso ouvir, servir e andar não pertencem mais a nós, mas a Deus exclusivamente.! Aleluia!
“Tudo isto pôs nas mãos de Aarão e seus filhos”. 8:27-29. Moisés (representa Deus) botou um bolo asmo, um bolo de pão azeitado e um coscorão sobre a gordura e a espádua direita e tudo isto pôs nas mãos dos sacerdotes. Simbolicamente (os sacerdotes moveram tudo isto que tinham nas suas mãos por oferta de movimento perante o Senhor) eles estavam oferecendo a Deus seus sentidos e motivos mais íntimos (gordura), o melhor que tinham da vida (a cauda), sua força (espádua direita), o andar digno do Senhor (os pães de vários tipos). O Senhor merece o melhor?
Espargiu o sangue sobre eles e os ungiu com o azeite. 8:30. Eles foram salvos, separados e consagrados pelo sangue e pelo Espírito Santo (azeite). Agora também o sangue foi espargido sobre os vestidos. Os vestidos simbolizam a maneira de viver. A nossa maneira de viver deve ser santificada e separada a Deus. Jd. 23. Ap. 3:4 e 16:15.
A comida dos sacerdotes. v. 31-32. Simboliza a paz e a comunhão que temos com Deus através do sacrifício Jesus Cristo que sofreu a ira (fogo e calor) de Deus por nós.
A separação durante sete dias. 8:33-36. Mostra a separação do sacerdócio real para o serviço de Deus exclusivamente durante a vida toda. Sete é o número de perfeição ou complemento. A nossa vida deve ser devotada a Jesus até que venha (o dia em que saiu, v. 9:1).
O fogo estranho. 10. Exemplo solene para nós termos muito cuidado para não mudar nenhuma coisa que Deus mandou. O que Nadabe e Abiú fizeram era uma grande negligência e desprezo da vontade de Deus. Observa o que estes dois filhos de Moisés fizeram: ascendeu incenso com fogo que não veio do altar de cobre (16:12), sem autorização para fazer, incenso falso e no lugar errado. A obra de Deus é para ser feita como ele diz ou a conseqüência é severa. A obra é do Senhor e ele exige uma exatidão na sua obra. Tem lugar para novidades e invenções na obra dele?
O Deus Santo exige que seu povo seja santo. 11-16.
Deus deu aos judeus várias leis para governar, estabelecer e garantir a pureza do seu povo. Estas leis estabeleceram regras sobre a pureza física (comida), pureza sexual, doença e higiene pessoal. Deus deu estas leis a Israel porque Deus exigiu para o seu povo ser separado e diferente dos pagãos ao seu redor, para manter uma diferença entre seu povo e o povo pagão. Estas leis não são para os crentes observar hoje em dia (At. 10:9-14, senão do sangue At. 15:28-29). Mas os crentes tem que manter uma vida pura perante o Senhor. Nós temos que fazer uma diferença entre a coisa imunda e limpa em nossas vidas segundo a Palavra de Deus. Tudo isto nos ensina que Deus exige pureza e santidade nas vidas do seu povo.
A praga da lepra é um retrato (símbolo ou tipo) notável de pecado e do pecador. Observa algumas coisas sobre a lepra que mostra como é que fica a natureza do pecador e pecado.
- Estava no sangue, saiu de dentro para fora.
- Se manifestou nalgumas maneiras repugnantes, feias e detestáveis.
- Foi avançando e piorando devagar mas constantemente.
- Uma vida miserável.
- Esperar só a morte sem esperança.
- Deixou a pessoa imunda e isolada
- Incurável pelo homem.
- Só Deus mesmo podia curar pelo seu poder.
- O homem que admite que está imundo desde a cabeça até aos pés é o homem regenerado pelo Espírito Santo e por isso consciente da sua depravação total. v. 12-13.
- A lepra ficou limpa somente pela graça de Deus.
O Grande Dia da Expiação Anual. 16. Neste capítulo a Bíblia dá um dos retratos simbólicos mais claros e bonitos da expiação de pecado pelo Senhor Jesus Cristo da Bíblia toda. Expiação significa “cobrir”, o sangue do sacrifício cobriu o pecado do povo. Sabemos que o Novo Testamento nos ensina que os sacrifícios do Velho Testamento não tiraram pecado de verdade, mas estavam somente olhando e simbolizando Jesus Cristo que tirou o pecado do seu povo quando se deu para morrer, ser sepultado e ressuscitar ao terceiro dia, Hb. 10:4 e 11. Estes sacrifícios foram feitos para simbolizar Jesus Cristo e a grande salvação que ele providenciou em derramar o seu sangue para nos salvar de todo pecado.
Foi observado uma vez por ano no dia 10 do sétimo mês do ano judaico, que é outubro para nós. Mostra que Jesus Cristo se ofereceu como o sacrifício de pecado para os escolhidos uma vez para sempre. Hb. 10:10.
Este festival judaico foi diferente do que todos os outros (v. 29 e 31) em que foi um dia de afligir as suas almas. outros festivais eram alegres e jubilosos, mas este não. Mostra que sem arrependimento pelo pecado todos perecerão. Foi isto que Jesus falou, Lc. 13:3 e 5.
Também foi o único dia do ano quando alguém podia entrar no lugar santíssimo do tabernáculo, v. 24. Só uma pessoa podia entrar, e foi o sumo sacerdote. Nenhum outro sacerdote podia ajudar o sumo sacerdote neste dia, ele tinha que fazer tudo sozinho. O sumo sacerdote não podia usar neste dia a sua roupa gloriosa e bela, mas somente a roupa simples de linho do sacerdote mais humilde.
Tudo isto mostra o que Jesus fez para nos salvar dos nossos pecados. Uma vez para sempre Jesus se entregou para ser o sacrifício pelo pecado. Como o sumo sacerdote deixou a sua roupa gloriosa e bela para usar a roupa humilde de linho, Jesus deixou a sua glória tão bela para se humilhar e fazer carne para ser o sacrifício perfeito pelo pecado. A roupa de linho puro e branco mostra a vida de Cristo sem pecado. Como o sumo sacerdote fez o sacrifício sozinho, Jesus Cristo, o nosso Grande Sumo Sacerdote, fez o sacrifício pelo pecado sozinho. Porque foi só Ele que podia ter feito, nem ninguém podia ter ajudado nesta obra da salvação. Como o sumo sacerdote levantou o véu muito bonito para entrar na presença de Deus e fazer expiação pelo pecado com o sangue do bode, Jesus deixou o seu corpo (na beleza da justiça da sua vida perfeita) ser levantado na cruz para morrer e derramar seu sangue para fazer expiação pelo pecado que Deus aceitou. Veja Hb. 9:1-14 e 10:10-14.
Uma diferença, v. 3 e 6. Aarão tinha que fazer um sacrifício por si mesmo para fazer expiação pelos seus próprios pecados antes de entrar no lugar santíssimo, porque Aarão era pecador também. Não foi assim com Jesus Cristo o nosso Sumo Sacerdote perfeitíssimo. “O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano”, I Pd. 2:22 e Hb. 7:26-27.
Os dois bodes, v. 5-10. Estes dois bodes eram oferecidos ao Senhor como sacrifício para fazer expiação pelo pecado. O pecado do povo foi confessado com as mãos sobre as cabeças dos dois bodes. Mostrou que o pecado dos escolhidos foram colocados sobre Jesus Cristo o Salvador. Porque dois bodes? Dois são necessários para mostrar a salvação que Jesus Cristo fez por nós. O primeiro bode simboliza o pecado sendo expiado. O segundo bode simboliza o pecado expiado sendo levado eternamente para não ser lembrado mais.
O primeiro bode. Este fala do meio de fazer a expiação pelo pecado. Este bode foi sacrificado e o sangue dele foi levado logo e espargido sobre o propiciatório. O corpo deste bode foi levado fora do arraial e lá queimado com fogo. Isto ensina que o pecador só pode ser salvo pelo derramamento do sangue do Senhor Jesus Cristo. Há uma necessidade de satisfazer a justiça de Deus para que o pecador possa ser salvo. A justiça divina exige a morte do pecador por causa do seu pecado. Deus não pode deixar a sua justiça para salvar o pecador. Jesus Cristo sofreu e pagou a pena da justiça de Deus quando morreu e derramou seu sangue no lugar do pecador fora da cidade de Jerusalém. Hb. 13:12-13.
O Segundo bode. Este bode fala do efeito de fazer a expiação pelo pecado. Este bode foi enviado ao deserto (a terra solitária) e lá deixado. Este bode fala do fato que o nosso pecado foi levado e jogado no mar do esquecimento de Deus eternamente por causa da expiação pelo pecado que Jesus fez. Sl. 103:12. Hb. 10:17. Também fala da ressurreição de Cristo, porque este bode viveu. Hb. 7:23-25