![](https://www.igrejaevangelicapeniel.org.br/wp-content/uploads/2015/04/tulips-bed-colorful-color-69776.jpeg)
Deus realmente é um Deus de acontecimentos extraordinários e marcantes, Ele planeja todas as coisas com perfeição e beleza. Do principio ao fim da história da humanidade do livro de Gêneses ao Apocalipse ele sempre nos surpreende
Deus a cada momento se revela como Aquele que ama e liberta para uma nova vida. A Páscoa é mais um destes acontecimentos Maravilhosos e extraordinários da manifestação do Seu AMOR e CUIDADO para com os homens, um acontecimento que nos faz recordar o grande livramento de Deus a todo o Seu povo judeus e de nós os gentios. De Moises a Jesus este grande acontecimento ganha novos elementos, mas continua a reafirmar sua mensagem: a mensagem que Deus salva, Deus liberta para um novo tempo!
O Primeiro Mês do ano Nissan / Abib foi um mês escolhido por Deus para manifestar momentos maravilhosos e extraordinários exemplos:
A palavra de Deus nos ensina no livro de Êxodo 12:3 que foi no primeiro mês do calendário Nissan ( Nome Babilônico ) ou Abib (Nome Hebraico) que acontece a primeira ordem aos Israelitas para que estes, separem um cordeiro sem mácula a fim de cinco dias depois, vivenciarem a instituição da primeira Páscoa:
“ Falai a toda congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês, tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada casa”
Também no livro de Josué 4:6 e 5: 2 ficou registrado que Abraão no mês de Nissan / Abib faz o pacto da circuncisão, ou seja, a partir deste primeiro mês do ano todo o varão Judeo e os Israelitas , liderados por Josué, entram na terra prometida de Canãa ( Js 4:6 e 5:2), No mês de Nissan/ Abib, Jesus, Cordeiro pascal é morto e ressuscitado! ( Mc 15:42).
Hoje quero me deter na Páscoa este momento maravilhoso e extraordinário. Em todos os anos até agora que não foram poucos sempre neste dia demos ênfase e falamos da importância desta data e dos os elementos da Páscoa judaica e também da Páscoa Cristã, mas neste ano Deus colocou em meu coração um aspecto NOVO que geralmente não é citado quando se fala de Páscoa.
Certamente esse “Mistério” não é segredo para os judeus praticantes, estudiosos da Torá, mas para a maioria das pessoas dos nossos dias e infelizmente também para Igreja do Senhor, ainda continua sendo um segredo escondido muitos não conhecem o significado da relação da Páscoa e a Estação do ano a Primavera.
É na relação da Páscoa com a Primavera que se inicia no primeiro mês do ano Nissan / Abib., que é revelado o grande e maravilhoso segredo que para muitos está escondido, minha alma transborda de alegria ao conhecer este segredo e de ser revelado o significado desta relação entre a Páscoa e a Primavera, nesta relação hoje eu consigo perceber a suavidade e beleza de Deus brotando de forma tão esperançosa na Páscoa. Bendito seja o Deus de Israel e o nosso Deus, o Deus de Nissan e de Abib, mês de alianças! Deus neste dia fez uma maravilhosa e extraordinária Aliança com Seu povo e através de Jesus com nós os Gentios.
Nissan é o mês da Primavera!
Ao instalar-se na Palestina, o povo de Israel viu-se rodeado por outros povos que tinham o costume de celebrar rituais a divindades com o fim de agradecer e suplicar. Todos viviam da agricultura e do pastoreio. Por isso, esses rituais consistiam em oferendas e sacrifícios às divindades para lhes agradecer os frutos da terra e a fecundidade dos rebanhos, e para lhes pedir a continuação das boas condições para a vida. Construíam altares e pequenos santuários em lugares especiais, sobretudo no alto das pequenas colinas ou montes, e lá ofereciam uma parte dos seus produtos agrícolas e sacrificavam alguns animais dos rebanhos.
E quando é que era costume fazerem-se estes rituais?… Exatamente nesta altura do ano na Primavera, mês de Nissan, quando a terra reverdecia e dava os seus primeiros frutos, altura em que nos rebanhos nasciam as primeiras crias! O que era oferecido e sacrificado a estas divindades eram os primeiros frutos da terra e os primogénitos dos rebanhos, em sinal de agradecimento, adoração e confiança.
A Primavera era o recomeçar de tudo, o despertar da vida, o renascimento da terra há meses adormecida e a fecundidade dos rebanhos há meses sem crias. Este era o maravilhoso e extraordinário SEGREDO aqui se mostra outro significado da Páscoa que muitos está ainda escondido de muitos.
A Páscoa é a Páscoa da Criação somos recriados uma nova natureza, é a Páscoa da Passagem de uma vida de esterilidade para uma vida à fecundidade e frutífera e de abundância, da sementeira à colheita, do frio ao calor, da paciência à festa. É um tempo de profunda passagem para a Alegria e uma NOVA VIDA Aleluia!
A Páscoa é no mês de Nissan / Abib é Tekufá – Primavera! Aleluia
Nissan é o primeiro dos doze meses do calendário judaíco, é o mês da tekufá ou primavera e também é chamado do “mês da redenção”. Outra coisa interessante a respeito deste mês é que Nissam se traduz também como “milagres dos milagres” . E foi através da instituição da Primeira Páscoa com a saídados Judeus do Egito que Deus demonstrou de forma maravilhosa e extraordinária, através de sinais e maravilhas, como Deus resgatou seu povo do Egito.
Foi na primeira instituição pascal na Primavera que Deus, então convoca o povo a abandonar os deuses do Egito e os cultos pagãos em que eram ofertadas as primicias da terra, para dizer-lhes que só Ele era, Suficiente para salvá-los para dar-lhes das primícias da criação, novo recomeço, fecundidade e produção de frutos e abundâncias e boas colheitas e sustento no frio os aquecendo e paciência para enfrentar as dificuldades.
O cordeiro sendo preparado para Primeira Páscoa que seria morto em cada casa israelita, e seu o sangue espalhado nos umbrais das portas, agora simbolizaria a nova vida, a passagem, renascimento, novos frutos, nova estação que viria tal qual a Primavera!
Êxodo 12: 12 à 14
“E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o Senhor. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo”.
Jesus, nossa Páscoa, a Passagem para nova estação.
Queridos a palavra Primavera: tem origem na conjunção de outras duas palavras primo vere, que quer dizer princípio da boa estação.
Na noite em que morreram os primogênitos, houve salvação, libertação para Moisés e seu povo. A Páscoa este momento maravilhoso e extraordinário, portanto, passou a ser sinônimo de nova vida. Cerca de 1500 anos mais tarde, a Páscoa teria uma comemoração diferente, porém, com o mesmo significado. Deus providencia um Cordeiro, sem mácula, sem pecado, para ser sacrificado em favor de toda humanidade. Àqueles que estivessem sob a cobertura do sangue do Cordeiro, não provariam da morte e do fogo eterno.
O Cordeiro É Cristo Jesus. Ele foi sacrificado na mesma semana em que todo Israel comemorava a Páscoa – 14º dia do mês de Nisã – Ele representa o sacrifício eterno e definitivo que libertaria o homem do “Egito” ( morte eterna, pecado) e do jugo pesado de “Faraó” ( Satanás e seus demônios).“Mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus”Hb 10: 12. Todo aquele que recebe Jesus como seu Senhor e Salvador, passa a VIVER outro TEMPO o tempo. Passa da morte para vida, passa a ser frutífero, passa a VIVER em abundância, sustentado em todos os momentos.
É Páscoa e no tempo de Deus é para minha vida é Primavera, tempo de recomeço, tempo de Vida, tempo de florecer e produzir frutos, tempo de viver a vida em abundância que há no Cordeiro, tempo de ser sustentado nos dias de dificuldades.
O Cordeiro Pascal ressuscitou! Mt 28
A segunda Páscoa, quando Jesus se apresenta como o Cordeiro de Deus portanto, se estabelece uma nova aliança, em que a vida eterna é concedida aos que crêem e em seu sacrifício eterno que, ali, na cruz, purificou o homem de todo o pecado. João 1: 29 ” E no dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis O Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”
Páscoa é primavera, é a chegada de uma nova vida, de novos frutos. Páscoa é passagem, onde tudo brota com a força da vida, com pureza e esperança. Páscoa tem perfume, tem abundância, tem beleza, tem superação. Páscoa é restauração do coração. Jesus é a nossa Páscoa, Ele é essa primavera: Passagem do velho para o novo, da mortalidade para a imortalidade, da vida para a Eternidade!
Amados hoje comemoramos a Páscoa comemoramos que chegou o NOVO TEMPO em nossa vida, Que este maravilhosos SEGREDO da Páscoa, não continue mais escondido para cada um de nós, mas, que a REVELAÇÃO deste SEGREDO encha os nossos corações de alegria, fé, amor e esperança.
Que possamos comemorar este maravilhoso e extraordinário acontecimento, pois é Páscoa e portanto, é tempo de Primavera em Jesus, tempo de TUDO NOVO, frutos e vida em abundância, tempo de sustento e vitória sobre as dificuldades da Vida, tempo de Vida Eterna!
.
Pastor Celso Melicio